Existem muitas curiosidades sobre casamento que nos ajudam a entender melhor sobre a festa e, principalmente, sobre a cerimônia. Vou citar algumas:
• O vestido branco não está relacionado à pureza da noiva, mas sim ao casamento da Rainha Vitória da Inglaterra. Na época as noivas casavam com cores e a Rainha lançou tendência não só de vir de branco, como de pedir que essa cor fosse exclusiva da noiva.
• O buquê de noiva era usado como uma forma de esconder o mau cheiro, pois na Idade Média os europeus costumavam tomar apenas dois banhos por ano. As flores dos buquês mascaravam o odor corporal das pessoas.
• O véu era utilizado, na Grécia Antiga, para proteger a mulher de maus olhados. Significa, de acordo com a Bíblia, a honra e a dignidade, assim como também a representação de Maria, mãe de Jesus.
• Algo antigo, algo novo, algo emprestado e algo azul (“something old, something new, something borrowed e something blue”). Essa é uma tradição vinda dos EUA pensada com o intuito de aconselhar a noiva sobre o que ela deve usar no dia de seu casamento para trazer sorte.
Algo antigo: uma relíquia de família, que tenha uma representatividade de suas raízes e que permanecerão com a noiva para sempre.
Algo novo: que represente o futuro feliz da noiva, como uma lingerie ou um acessório.
Algo emprestado: vindo normalmente de uma amiga próxima ou um familiar, significa que os laços de amizade e união permanecerão.
Algo azul: significa romance, fidelidade e simplicidade.